Produções dos alunos



R O L I N H O S     D E    P A P E L     V I R A M      P E R S O N A G E N S     D O    S Í T I O   D O    P I C A P A U     A M A R E L O

As turmas do infantil 5 desfrutaram de diversos e maravilhosos momentos no caminho da descoberta do mundo encantado de Monteiro Lobato! Foram muitas as atividades e produções!! Todos puderam entrar no mundo do faz de conta, conhecer e se divertir com as personagens do Sítio do Picapau Amarelo.
No mês de junho, concluímos o projeto Biblioconexões confeccionando bonecos da Emília e do Visconde a partir de rolinhos de papel higiênico. Com o apoio das professoras e muita criatividade a transformação aconteceu! Não era mais possível enxergar os rolinhos... Uma população de Emílias e Viscondes invadiu e coloriu as salas de aula!
Mas as férias chegaram! Como fazer? Deixá-los sozinhos? Não!! Foi proposto a cada aluno que levasse o boneco para passar as férias com eles e na volta, contassem as aventuras que viveram juntos. Pelo visto, o encantamento pelo sítio ainda renderá novas histórias!!

Um abraço carinhoso professoras Aida e Suzana











 
C O N F E C Ç Ã O   B O N E C A    E M Í L I A    -    I N F A N T I L    3

Histórias no cantinho da leitura, observações de retratos, releituras, músicas, culinárias...
Foram muitas as atividades desenvolvidas pelas crianças do Infantil 3 A no projeto Biblioconexões. Dentre todas essas ações, uma das mais queridas pelas crianças, foi a confecção da boneca Emília.
Depois da leitura de diversas histórias do Sítio do Picapau Amarelo, as crianças escolheram a Emília como a personagem preferida da sala. Começamos então, a produção da espevitada boneca de pano!
Desenhamos o molde no papel, o transferimos para o tecido e levamos para uma costureira. Depois de costurada, enchemos seu corpinho com espuma e quando já estava “cheia”, fizemos o vestido, o cabelo, pintamos o rostinho e ela ficou pronta! As crianças ficaram muito empolgadas durante toda a produção e muito orgulhosas do resultado final!
Nossos pequenos fizeram questão de mostrar a Emília para as outras salas que a adoraram e os parabenizaram pelo excelente trabalho! Agora, ela é a mascote de nosso cantinho da leitura e nos acompanhará em viagens às novas aventuras literárias. Vejam algumas fotos da produção de nossa boneca.




















E M Í L I A,    MA S C O T E     D O     I N F A N T I L    2

Para que as crianças pequenas compreendessem melhor as obras de Monteiro Lobato, trabalhamos com os personagens do "Sítio do Picapau Amarelo", uma de suas principais obras literárias.
Com o intuito de compartilhar todos os aprendizados realizados em sala com a família de cada criança do Infantil 2 resolvemos criar o mascote da turma, a Emília.
Como é uma personagem que adora contar histórias, visitar diferentes lugares, brincar e conversar com todos que estão ao seu redor, visitou a casa de cada uma das crianças da turma.
Confira nosso registro.

Professora Juliana e Danielle

















  
  

























C A N A S T R A    D A    E M Í L I A

Com o objetivo de despertar o prazer da leitura, realizamos com regularidade “rodas de história” que estimularam a imaginação e a curiosidade sobre a vida e obra de Monteiro Lobato.



















Em cada história, identificamos e destacamos as características principais dos personagens do Sítio do Picapau Amarelo. Escolhemos o fichamento como registro de todas as informações e curiosidades assimiladas.
Cada aluno confeccionou 12 fichas durante o projeto, que eram coletivamente construídas com a colaboração do grupo.

















Elegemos a Emília para representar a turma do Sítio, confeccionando um fantoche da boneca de pano.
No término dos registros, os alunos receberam uma surpresa! As professoras do 2º ano prepararam uma canastra para cada um e dentro dela colocaram todas as fichas como fechamento do projeto.
A canastra foi entregue após a leitura do texto “ A canastra da Emília” ...
A canastra é a mochila da Emília. A boneca não dá um passo sem levar seu porta trecos. Lá dentro ela guarda todas as bugigangas que vai recolhendo nas suas travessuras e nas viagens ao redor do mundo. Tem escama de cauda de sereia, pena da asa do anjinho, conchas do Reino das Águas Claras e até a certidão de casamento com o Rabicó. Para uma emergência, também carrega uma dose extra de pílulas falantes, além dos deliciosos bolinhos da Tia Nastácia.
Emília nem se importa com o problema do peso disso tudo, pois quem carrega a canastra nas costas é o pobre do Visconde de Sabugosa.
Nela você encontrará de tudo e mais um pouco. Curiosidades mil!



















Desejamos que a Canastra seja o início de muitas descobertas e que ela guarde as doces lembranças destes momentos...

Professoras Rosimeire e Vera - 2º ano A e B


R E V I S T A   E L E T R Ô N I C A    U R U P Ê S

A Revista foi intitulada Urupês, ideia de um dos grupos formados pelas turmas dos 9º anos. Os temas dos textos foram pensados e pesquisados pelos alunos durante discussões da leitura do livro Juca e Joice.
Para acessar a revista clique no link ao lado >>>  REVISTA URUPÊS


M O M E N T O   D E   C R I A Ç Ã O

Como é incrível a relação que as crianças têm com as histórias de Lobato, não é mesmo?
Quanto mais lêem suas histórias, mais querem lê-las! E Emília, muita vezes, parece ser uma das personagens que mais atrai toda essa criançada. Por ser uma boneca, embora muito parecida com “gente de verdade”, Emília pode cometer impunemente pecados infantis como birra, malcriação, egoísmo, teimosia e espertezas. Diz o que pensa e quando leva bronca, finge que não é com ela. Não teme nada, “apronta todas” e é cheia de vontades.
Pensando nesse carinho edificado entre os leitores de Lobato e sua tão querida personagem, foi proposto que cada aluno criasse a sua própria Emília, utilizando apenas sucata.
E não é que essa proposta deu certo?
Confiram o resultado dessa grande criação feita pelos alunos dos 4ºs anos.







V A M O S    M O D E L A R ?

Narizinhos, Pedrinhos, Emílias, Viscondes e outras personagens do Sítio do Picapau Amarelo e do Reino das Águas Claras continuam povoando o dia a dia dos alunos dos 1º anos.
Atiçando a imaginação e a curiosidade de todos, o conhecimento sobre as personagens tem levado cada uma de nossas crianças a querer saber cada vez mais e mergulhar em suas aventuras, apropriando-se de suas características e envolventes peculiaridades.
Tudo isso foi lindamente manifestado no trabalho que compôs uma exposição de modelagem.
Essa exposição foi construída em várias etapas. Buscando sensibilizá-los, foram propostos diversos momentos em que cada aluno teve a oportunidade de falar e apresentar as descobertas feitas sobre as personagens, desenhá-las, encenar trechos de histórias e trocar informações com o grupo. Foram momentos ricos, em que cada um mostrou como percebia as personagens e qual mais lhe chamou a atenção.
A partir daí, partimos para representação! Foi proposto que modelassem a personagem com a qual mais se identificaram, utilizando massinha de modelar.
Estas atividades os ajudaram a reforçar a noção de identidade por meio de cada escolha feita e a trabalhar com a caracterização das personagens.
A diversão proporcionada pela atividade de modelagem estava estampada em cada rostinho ao verificarem os lindos resultados obtidos. Além disso, trabalhamos a coordenação motora e organização espacial.
Constatem, pelas fotos, a alegria e o proveitoso momento e compartilhem conosco um pouco do que este grupo está vivenciando.

Professora Andrea Maria F. C. de Mendonça







L O B A T O   E M   C O R D E L

Grandes conhecedores da literatura não economizaram palavras para falar de Monteiro Lobato:

- “fundador do nosso imaginário” nas palavras de Marisa Lajolo;
- “primeiro reformador da prosa brasileira” para Oswald de Andrade;
- “dos valores mais indiscutidos da nossa literatura moderna” para Antonio Cândido.

Por tudo que Lobato significa, é dever da escola propiciar ao aluno a leitura de suas obras. O encantamento que suas histórias provocam é inesgotável. Não há idade para começar ou parar de ler Lobato.
Ao serem convidados a criar poemas em cordel a partir de leituras realizadas em sala de aula sobre a vida e obra de Lobato, a alegria e o entusiasmo tomaram conta dos alunos do 4º ano A
Vale a pena ler o que eles produziram!
 
 
 
 

















 















L I V R Ã O   D E   L O B A T O

Mesmo o tempo passando e a realidade presente sendo bem diferente, as crianças ainda se encantam pela magia das histórias de Monteiro Lobato.
É admirável o leque que se abre na imaginação delas ao interagirem com essas histórias.
Deliciem-se com as imagens que revelam os momentos de construção do “Livrão de Monteiro Lobato” criado pelos alunos do 4º ano B a partir de leituras, vídeos e análise da biografia desse atemporal autor brasileiro.
O “Livrão” estará circulando entre os alunos da turma para que cada família possa apreciá-lo. Em seguida, passará a fazer parte do acervo da Biblioteca Ir. Leonardo.
















M O N T E I R O   L O B A T O   A M E R I C A N O ? ? ?

Oi amigos biblioconectados, começam a surgir as personagens de Lobato que os alunos do 8º ano, do Glória, imaginaram.
Lembram-se?
Apreciem o trabalho e imaginem os personagens em estilo “americanizado”.
Divirtam-se!

Professora Regina I. Pinheiro, titular de Língua Inglesa do Ensino Fundamental II

Trabalho realizado pelas alunas
Giulia Almeida e Alice Santana - 8º ano A
Trabalho realizado pelos alunos
Guilherme F. e Jose Gabriel - 8º ano B

Trabalho realizado pela aluna
Julia Dória - 8º ano A
Trabalho realizado pela aluna
Steffi Yazigi - 8º ano A



Trabalho realizado pela aluna
Giulia de Almeida - 8º ano A
 
Trabalho realizado pelas alunas
Thais Carvalho e Deisy Kadihja - 8º ano A

Trabalho realizado pelos alunos
Thomaz e Vinicius - 8º ano B
Trabalho realizado pelas alunas
Gabrielly e Luiza Helena - 8º ano B




Trabalho realizado pela aluna
Vitória - 8º ano B
 

Trabalho realizado pela aluna
Vitória - 8º ano B

Trabalho realizado pela aluna
Stephanie Urayama - 8º ano B

   
A  B I O G R A F I A   D E    L O B A T O    A T R A V É S   D E   H I S T Ó R I A S  
E M   Q U A D R I N H O S

A turma do Infantil 5 está muito envolvida com o Projeto Biblioconexões!

Depois da chegada de uma carta misteriosa que acompanhava uma mala ainda mais misteriosa, veio a descoberta de que o “dono da mala” era o querido Monteiro Lobato. Essa descoberta foi um dos eventos previstos para a abertura oficial do projeto com apresentações das personagens e obras de Monteiro Lobato.
Todos esses momentos estimularam questionamentos e pesquisas que estão sendo desenvolvidas de diversas formas. Uma delas foi conhecer mais profundamente quem era e como vivia Monteiro Lobato. Para esse trabalho foi feita a leitura do livro:
A partir da leitura, foi construído um roteiro sintetizando os momentos mais significativos da vida de Lobato, além de imagens ilustrativas desses momentos, visando à elaboração da biografia do autor, aos moldes de uma história em quadrinhos. A proposta de trabalho com os alunos foi a criação um quadrinho da biografia por dia, concluindo-a ao final da semana. A professora lia o texto do quadrinho e os alunos elaboravam a ilustração. Ao final, cada um construiu uma sequência personalizada da vida de Lobato em quadrinhos.
Utilizar a História em Quadrinhos na organização de um programa de “conhecimento biográfico” envolveu múltiplas linguagens e propiciou aos alunos a se expressarem por meio de imagens, demonstrando compreensão da arte e da vida de Lobato.

Professora Aida Vilalva.


M O N T E I R O   L O B A T O   A M E R I C A N O ? ? ?

Esta foi a indagação dos alunos dos 8º anos A e B ao iniciarmos, durante uma aula de Inglês, nossa pesquisa interdisciplinar para o Projeto Biblioconexões.
Quando começamos a conversar sobre o autor, deparei-me com a seguinte pergunta: “Teacher, você já imaginou como seriam as personagens do sítio se Lobato fosse americano? Como seria a Emília?”
A partir desta aula, começaram a imaginar e criar imagens com características americanas para as personagens de Lobato, fazendo uma correlação adequada ao mundo globalizado.
Aqueles que não apresentavam habilidade para desenhar, dedicaram-se à produção de pequenos poemas, músicas e relatos sobre a influência de Lobato na vida deles, partindo das vivências da própria infância.
Curioso, não?
Aguardem os resultados.      


Professora Regina I. Pinheiro, titular de Língua Inglesa do Ensino Fundamental II 



Nenhum comentário:

Postar um comentário