terça-feira, 26 de abril de 2011

Oficina de Gêneros Orais – Recital

“Todas as coisas tem seus mistérios e a poesia é o mistério que todas as coisas têm.” – Garcia Lorca

Foi com esta citação que os professores da área de Códigos e Linguagens do Colégio sensibilizaram a todos os demais para participação na oficina de gêneros orais de recital. Além de conceituar e caracterizar os diversos gêneros possíveis de serem elencados em um recital, como jogral e declamação, os professores especialistas brindaram a todos com apresentações jogralizadas de poemas como “A Bailarina” e “Motivo”, de Cecília Meireles; e “Quadrilha”, de Carlos Drummond de Andrade.
Essas declamações animaram a todos e a sessão memórias foi aberta. Pouco a pouco os professores foram recordando momentos da infância em que foram convidados a declamar poesias e versinhos. Alguns foram tão significativos que voltaram rápida e integralmente à memória, inclusive com o tom de voz e as modulações usadas há anos passados!
Tendo em mente que a oralidade é uma importante ferramenta de inserção social e profissional na atual configuração das relações sociais e a necessidade de adequação da oralidade à norma culta da Língua Portuguesa e à situação comunicativa específica, essa oficina revitalizou a todos. Os professores saíram iluminados pelas ideias propostas e ainda mais envolvidos com a preparação dos recitais para o Projeto Biblioconexões.

Oficina de Gêneros Orais – Recital (parte 1)

Oficina de Gêneros Orais – Recital (parte 2)

Nenhum comentário:

Postar um comentário